O gerente do Pro Paz, Simão Bastos (d), disse a qualificação está dentro das temáticas da cultura de paz.
Um curso de capacitação e gestão social, destinado a líderes de 45 comunidades do município de Santarém, no oeste do Pará, recebe, está sendo promovido desde a última sexta-feira (25), como parte do projeto Aprender a Empreender, realizado pelo Pro Paz Comunidade e pela Ação Social Integrada do Palácio do Governo (Asipag). O curso tem como objetivo elaborar novas propostas sociais e buscar parcerias, para que as comunidades gerenciem seus próprios projetos socioeconômicos.
O curso, que é ministrado por técnicos da Asipag, já foi oferecido nos municípios de Belém, Ananindeua, Santa Izabel do Pará, Capanema, Paragominas e Tucuruí, auxiliando líderes comunitários na busca por recursos públicos para o desenvolvimento de seus projetos.
Segundo a participante Weida Almeida, o evento é considerado por todos fundamental para a criação de novos projetos que beneficiem a população de Santarém. “Eu vejo esse encontro como um divisor de águas, pois com uma boa orientação os líderes comunitários podem sair com novos projetos e, até mesmo, propor novas políticas públicas que beneficiem a população da nossa cidade”, disse ela.
Conhecimento - Alcilene Souza, pedagoga do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Santarém, ressaltou que o curso vai ajudar a proteger a população de Santarém com novas políticas públicas, em especial crianças e adolescentes. “Todo o conhecimento que vamos ter aqui será bem vindo para todos. Os líderes comunitários podem criar projetos sociais que, com certeza, vão beneficiar famílias inteiras, principalmente crianças e adolescentes”, acrescentou.
Segundo o gerente de Planejamento do Pro Paz, Simão Bastos, que acompanha o curso em Santarém, a ideia é estruturar o maior número possível de organizações não governamentais (ONGs) em Santarém, para que elas tenham uma melhor relação entre o Poder Público local e o governo do Estado, visando a construção de projetos voltados ao desenvolvimento social e à disseminação da cultura de paz. “Vamos dar as ferramentas necessárias para que os líderes comunitários possam oferecer um atendimento adequado aos jovens e às famílias em estado de vulnerabilidade, e construir parcerias com a Prefeitura e o governo do Estado. Essa qualificação está dentro das temáticas da cultura de paz, e temos um papel importante, que é organizar e orientar os gestores de organizações não governamentais que atuam no município”, frisou Simão Bastos.
O projeto Aprender a Empreender prosseguirá com as qualificações para líderes comunitários de Santarém até a próxima segunda-feira (28), na Câmara de Vereadores. O curso tem a parceria do Centro de Referência de Assistência Social e da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer de Santarém (Semjel).
Texto:
Tiago Furtado