Fundação PARÁPAZ
Published on Fundação PARÁPAZ (http://www.parapaz.pa.gov.br)


(Secretaria de Estado de Assistência Social)

Incentivados pelo programa Pro Paz nos Bairros, sob coordenação do Instituto de Artes do Pará (IAP), 55 jovens se apresentaram ontem (26) no Centro de Convenções Hangar – durante o encerramento da IX Conferência Estadual de Assistência Social. O grupo, Percussão da Terra, foi escolhido pela qualidade de talentos revelados no pólo Ufra do programa e mostrou a desenvoltura dos alunos entre 8 e 18 anos de idade. 

Segundo descrição do site do Pro Paz, o projeto – de caráter preventivo – busca integrar comunidades dos bairros de Belém. Esporte, lazer, cultura e arte são as atividades desenvolvidas nos Pólos Pro Paz, como são denominados os espaços das aulas. O projeto funciona ainda como complemento escolar, procurando reduzir os índices de violência e difundir uma postura de cultura de paz, atendendo e envolvendo crianças e adolescentes que moram em áreas de risco. 

“É muito importante esse trabalho de inclusão”, diz Jeferson Medeiros, chefe de gabinete do Instituto de Artes do Pará (IAP). “Os alunos aprendem, ensaiam, se dedicam, a oportunidade de realizar apresentações é recompensadora. O palco é uma visibilidade merecida”, afirma. Para o presidente do IAP, Fábio Souza, o projeto rompe barreiras e se transpõe para a vida real. “As crianças e adolescentes recebem total apoio e incentivo, o projeto fomenta talentos e ao mesmo tempo contribui para uma qualidade de vida”, diz o presidente. 

Os alunos, matriculados geralmente pelas mães, podem prosseguir no projeto até quando desejarem ou atingirem a idade máxima que é de 18 anos. Os pólos, ativos desde o ano de 2011, recebem inúmeros pedidos de ingresso. O número de alunos, no entanto, é limitado para não comprometer a qualidade das aulas. No pólo Ufra, onde foi formado o grupo Percussão da Terra, 400 vagas estão preenchidas. 

Para o coordenador do pólo Ufra, José Neto, apesar de a idade limite existir, não significa que o adolescente perca um rumo. “Depois de passar pelo programa, os alunos são encaminhados para cursos profissionalizantes, outras oportunidades são geradas”, conta o coordenador que garante ainda a disciplina ensinada. “Os alunos têm regras a cumprir, atividades e horários determinados. A freqüência é observada e cobrada”, afirma. Nos cinco pólos, diversos profissionais prestam atendimento: psicólogos, pedagogos, assistentes sociais e outros, cada pólo atendendo a necessidade e realidade de cada bairro no qual está localizado.

Toda a estrutura de uniforme, transporte, alimentação e instrumentos para apresentação do grupo Percussão na Terra na conferência realizada no Hangar, foram fornecidos pelo IAP.

 

Copyright 2017 © PRODEPA - Todos os direitos reservados.


Source URL:http://www.parapaz.pa.gov.br/pt-br/noticia/grupo-de-alunos-do-pro-paz-nos-bairros-se-apresenta-no-hangar