(Agência Pará de Notícias)
O Laboratório Central do Estado do Pará (Lacen), em 21 dias percorrendo municípios da Ilha do Marajó e Baixo Amazonas, realizou 9.072 procedimentos de análises clínicas no percurso feito pela Caravana Pro Paz, ação de saúde e cidadania de responsabilidade do Governo do Estado.
Nesse período, a Caravana teve como proposta principal levar à população do interior do Estado, dezenas de serviços especializados, como assistência jurídica, atendimento médico-odontológico, exames oftalmológicos, ginecológicos, pediatra, eletrocardiograma, vacinação e análises clínicas, além de emissão de documentos (RG e Certidão de Nascimento), corte de cabelo e entretenimento com um cinema itinerante.
Nas cidades visitadas pela Caravana Pro Paz, o Laboratório Central (Lacen) ofereceu suporte para o diagnóstico médico. O trabalho foi cordenado por Cleber Daniel Soares da Silva e a equipe formada também pela farmacêutica-bioquímica Raquel Ito e pelos técnicos em laboratório Nivaldo Maués, Jefferson Tavares, Ana Rondine, Oneide do Socorro e Cátia Cilene.
O Lacen, nos municípios visitados, realizou os seguintes procedimentos: hemograma, bioquímica, PCCU (preventivo ginecológico), PSA (exame para detectar câncer de próstata), Hepatite B e C, HIV e Sífilis nos municípios de Soure, Salvaterra, Ponta de Pedras, Muaná, São Sebastião da Boa Vista, Curralinho, Breves, Melgaço, Anajás, Afuá e Chaves.
“Pode-se dizer que o Laboratório Central do Estado do Pará é motivo de satisfação para aqueles que são comprometidos com o fim público, no qual encontra-se pautado o bem comum e a supremacia do serviço público”, destaca Cleber Daniel, na conclusão de um relatório de viagem com a Caravana Pro Paz.
Texto:
Demétrio Beltrão - Sespa