Fundação PARÁPAZ
Published on Fundação PARÁPAZ (http://www.parapaz.pa.gov.br)


 

A estudante Keila Sobral, 18, moradora da comunidade Vista Alegre do Cupim, procurou a caravana para retirar a certidão de nascimento da filha.

(Agência Pará de Notícias)

Prestes a completar um mês de jornada pelas regiões do Baixo Amazonas e do Tocantins, a Caravana Pro Paz já fez mais de 77 mil procedimentos de saúde – entre atendimentos médicos, exames e distribuição de medicamentos – e de cidadania, com a emissão da primeira e segunda vias da certidão de nascimento, do cadastro de pessoa física (CPF) e das carteiras de identidade e de trabalho, além de atendimento jurídico.

A jornada começou em 15 de outubro, em Limoeiro do Ajuru. Desde então, outros oito municípios já foram visitados: Oeiras do Pará, Bagre, Portel, Gurupá, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Vitória do Xingu e Almeirim. Ao todo, serão 19, num período de quase 80 dias.

Somente entre os serviços de saúde ofertados pelo projeto, foram 58.862 mil procedimentos. Destes, mais de 23 mil são relativos a consultas médicas, em oito especialidades: ginecologia, cardiologia, neurologia, pediatria, reumatologia, dermatologia, urologia e clinica médica. Também já foram feitos mais de sete mil testes rápidos de hepatite B e C e de HIV; e mais de seis mil procedimentos diagnósticos (PCCU, Coloposcopia, Ultrassom e ECG) e exames laboratoriais (Bioquímica, Hemograma, PSA e Sífilis).

Entre os serviços de cidadania, o mais procurado é a emissão da primeira e segunda via da identidade. Mais de seis mil cédulas do documento já foram emitidas. No total, somadas à emissão da certidão de nascimento, CPFs e carteiras de trabalho, o projeto já contabiliza mais de 18 mil documentos expedidos. Também já foram feitos mais de cinco mil procedimentos jurídicos. Cerca de duas mil pessoas usaram o serviço de fotografia da caravana, que fornece gratuitamente à população as fotos para os novos documentos.

Nesta quinta-feira (14), começou o atendimento em Prainha, décimo município desta etapa. No ferry boat do projeto – atracado no trapiche municipal – estão concentrados todos os serviços de saúde. Os serviços de documentação estão sendo ofertados à população na Escola Pretextato da Costa. O mutirão segue na cidade até sexta-feira (15).

A estudante Keila Sobral, 18, moradora da comunidade Vista Alegre do Cupim, a cerca de 80 quilômetros da sede do município, foi uma das beneficiadas no primeiro dia de ação. Ela procurou a caravana para retirar a certidão de nascimento da filha Cyntia Sofia, de apenas 3 meses. “Vale o esforço porque hoje é um daqueles dias que ficará marcado para sempre. É o primeiro passo na vida dela enquanto cidadã”, disse, após receber a certidão da filha.

Para o ribeirinho Moisés Santos Batista, 33, o dia também terá significado especial, de recomeço. Morador da comunidade Palheta – distante cerca de quatro horas de barco da sede municipal –, Moisés deu entrada no processo para retirar a certidão extemporânea, um dos serviços ofertados na caravana, pela Defensoria Pública do Estado. “Sempre trabalhei com acordo de boca mesmo e nunca tinha me dado conta da importância da documentação, até sentir vontade de aprender a ler e escrever. Hoje está sendo o primeiro passo”, disse. 

Texto:
Amanda Engelke - Secom

 

Copyright 2017 © PRODEPA - Todos os direitos reservados.


Source URL:http://www.parapaz.pa.gov.br/pt-br/projetos/geral/noticias/caravana-pro-paz-leva-cidadania-e-sa%C3%BAde-para-o-munic%C3%ADpio-de-prainha