(Agência Pará de Notícias)
A Caravana Pro Paz chegou à Ilha do Marajó na tarde deste sábado, 24. Por conta de problemas técnicos, a embarcação que leva a equipe do projeto não pode aportar em Salvaterra, conforme o planejado, e teve que seguir para o município de Soure, onde ficará ancorada durante os quatro dias de ação destinados a essas duas localidades. Diante do imprevisto, a agenda de atividades da Caravana, que previa ação nos dias 24 e 25 em Salvaterra, e 27 e 28 em Soure, teve que ser reprogramada, o que, todavia, não causará nenhum prejuízo à população.
Hoje o dia será destinado para a organização da infraestrutura. O atendimento à população começa inicialmente pelo município de Soure, nos dias 25 e 26. Nos dias 27 e 28, as ações são destinadas aos moradores de Salvaterra, que terão transporte cedido pela prefeitura local para levá-los ao município vizinho, onde a embarcação do Pro Paz está aportada.
Uma grande estrutura foi montada para a realização desta edição da Caravana. O atendimento médico será realizado no primeiro andar da mesma embarcação que está transportando os profissionais envolvidos nesse trabalho. A gerente do Pro Paz, Cláudia Vinagre, explica que foram montados 15 consultórios individuais e climatizados e cinco salas para a realização de exames. A área de espera também é climatizada, proporcionando mais conforto para os pacientes e colaboradores.
“Nossa intenção com essa mudança de estrutura foi garantir mais conforto tanto para o usuário como para o servidor que trabalha embarcado. Em condições mais apropriadas, os servidores que estão conosco terão uma estadia mais agradável, o que fará com ele tenha ainda mais prazer em levar saúde, cidadania e arte para a população”, destacou Cláudia Vinagre, coordenadora da Caravana Pro paz.
O técnico de informática da Defensoria Pública, Fábio Machado, participou de todas as edições da Caravana Pro Paz em 2012. Para ele a nova estrutura preparada para as viagens demonstra a preocupação da coordenação do projeto com a valorização do servidor público e reflete diretamente no serviço prestado à população. “É muito boa a estrutura que ofereceram pra gente esse ano. A gente tem mais conforto e isso é essencial pra que consigamos prestar um serviço de qualidade. Agora sim, eu digo que a caravana está no ponto”.
Para Fábio, trabalhar na caravana é uma experiência única e engrandecedora, que faz com que todos que compartilham dela mudam a maneira como enxergam a vida. “Quando a gente embarca numa missão dessas não tem jeito, a gente volta uma outra pessoa, porque vemos de perto a necessidade desse povo que enfrenta tantas dificuldades para garantir coisas simples, como atendimento básico de saúde e documentos. Eu gosto muito desse trabalho e faço questão de participar”.
A Caravana Pro Paz vai oferecer consultas em Clínica Geral, Pediatria, Neurologia, Cardiologia, Urologia, Dermatologia, Endocrinologia e Reumatologia. Também serão oferecidos exames laboratoriais, eletrocardiograma, ultrassom e exame preventivo ginecológico. A Caravana Pro Paz também integra ações de arte e cidadania, com a exibição de cinema itinerante do Instituto de Artes do Pará (IAP), apresentados em espaços públicos, e emissão de documentos como carteiras de Identidade e Trabalho, CPF e certidões de nascimento, por meio da Polícia Civil e da Defensoria Pública, que ainda oferece atendimento jurídico. As ações de cidadania serão realizadas em prédios escolares nas sedes municipais.
Até o dia 02 de outubro a Caravana irá percorrer 11 municípios. Depois da Ilha do Marajó, a equipe segue para o Baixo Amazonas. Izabela Jatene, integrante do Comitê Gestor do Pro Paz, explica que “assim que todas as unidades ficarem prontas, uma caravana rodoviária será montada para percorrer as outras regiões”. A intenção é levar atendimento para todo o Estado.
“A Caravana Pro Paz é uma política pública, não é uma coisa sazonal, com atendimento esporádico. Esta edição da Caravana, inclusive, complementa todos os serviços já realizados na incursão que fizemos no ano passado pela Ilha do Marajó. Além disso, vamos continuar com a Caravana Oftalmológica Pro Paz, que nos próximos dias fará atendimentos na Região do Caeté”, reiterou.
A Caravana Pro Paz é uma realização do Governo do Estado, por intermédio do Pro Paz, Sespa, Seas, Defensoria Pública, IAP e Polícias Civil e Militar.
Texto:
Dani Filgueiras - Secom