Além de Soure e Salvaterra, as ações de saúde e cidadania da Caravana serão levadas a outros nove municípios marajoaras até o final de setembro.
(Agência Pará de Notícias)
A qualidade no atendimento aos moradores das localidades visitadas pela Caravana Pro Paz tem sido um dos aspectos ressaltados com mais frequência por quem consegue encontrar na ação itinerante a solução para problemas que há muito aguardavam por solução ou que dependiam de um deslocamento obrigatório até a capital. É o caso da administradora em gestão ambiental, Silvane Trindade, que procurou os serviços de emissão de documentos para retirar a identidade da filha, Sofia, 3 anos, necessário para dar prosseguimento ao tratamento de saúde realizado em Belém. Moradora de Salvaterra, segundo município a receber as equipes da Caravana nesta edição, ela fez questão de elogiar a agilidade do atendimento e a atenção dos servidores no trato com o público que procura pelos serviços.
"A gente sempre tende a achar que os serviços oferecidos nesse tipo de ação, por serem gratuitos, não tem qualidade. Mas aqui eles não apenas são acessíveis a qualquer pessoa, principalmente aquelas que não tem condições nem de tirar uma fotografia para um documento, como são humanizados, mesmo com a grande quantidade de gente que procura a caravana. O meu atendimento foi excelente. A papiloscopista deu toda atenção para a minha filha, que é especial. Fico muito feliz em ter conseguido tirar essa identidade e sei que, assim como foi importante pra mim, esse projeto também é essencial para os outros moradores de Salvaterra”.
O pescador Antônio da Silva também ressaltou a qualidade do serviço prestado pelos profissionais que integram a Caravana Pro Paz. Ele contou que foi atendido na edição anterior, que esteve na Ilha do Marajó ano passado, e assim que soube que a Caravana estaria na cidade novamente, tratou de buscar atendimento. Depois de passar pelo clínico geral e pelo reumatologista, seu Antônio era só elogios ao atendimento recebido. “Eu agradeço o governo pela boa ação que o Pro Paz trouxe para nós. O atendimento que eles dão é muito bom. Se eu tivesse que dar uma nota de um a mil, com certeza daria mil”.
Além de Soure e Salvaterra, a Caravana Pro Paz vai percorrer outros nove municípios marajoaras até o final de setembro, levando ações de saúde e cidadania à população. Além dos atendimentos básicos de saúde, como clínica geral e pediatria, serão ofertadas consultas especializadas com ginecologista, neurologista, cardiologista, urologista, dermatologista, endocrinologista e reumatologista. Também serão oferecidos exames laboratoriais, eletrocardiograma, ultrassom e exame preventivo ginecológico.
A Caravana Pro Paz também integra ações de arte e cidadania com a exibição de cinema itinerante do Instituto de Artes do Pará (IAP), atendimento jurídico e emissão de carteira de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho e Certidão de Nascimento, por meio da Defensoria Pública e Polícia Civil. Hoje é o último dia de atendimento no município de Salvaterra. A próxima cidade a receber a caravana é Ponta de Pedras, onde os atendimentos acontecem nos dias 30 e 31 de agosto.
Texto:
Dani Filgueiras - Secom