Ensaio de alunos da oficina de iniciação artística da Fundação Curro Velho.
(Agência Pará de Notícias)
Figurinos, bandeiras, som, iluminação, pintura. Todos os detalhes estão sendo preparados pelos funcionários para deixar o Arraial Junino da Fundação Curro Velho cheio de cores e alegria, e assim receber o público a partir das 18 h desta quinta-feira (20). No palco montado às margens da Baía do Guajará serão apresentados espetáculos de teatro e dança, e o grupo Arraial do Pavulagem.
O Arraial Junino da Fundação Curro Velho marca o encerramento das oficinas de arte e ofício realizadas no mês de junho. Alunos e instrutores vão apresentar resultados de oficinas nas linguagens cênica, musical, visual e verbal.
A figurinista Naza Passos participa pela primeira vez do espetáculo da iniciação artística, e garante que gostou do resultado do trabalho. “Para mim está sendo maravilhoso. Não deixa de ser um experimento. A gente reaproveitou muita roupa, inclusive figurinos que estavam no acervo. Nossa equipe é formada por quatro costureiras, para produzir mais de 100 figurinos”, informou.
Segundo a costureira Nete Ribeiro, responsável pelo corte dos tecidos e moldagem dos figurinos das crianças e jovens, “nós produzimos figurinos de cabeçudo, buchudo e pierrot. Produzi mais de 100 peças para os figurinos de dois espetáculos teatrais”.
Festa da família - Eriberto Silva, auxiliar operacional da Fundação Curro Velho, trabalha na manutenção do prédio, serviços de pintura e na rede hidráulica. “A minha maior alegria vai ser observar as crianças brincando, correndo e visitando todas as barracas”, disse ele. Sandra Baía Maciel, auxiliar de serviços gerais, trabalha há cinco anos na instituição e espera ver uma grande festa da família. “É muito bom ver as crianças da iniciação artística, que ensaiam durante meses e se apresentam no Arraial”, declarou Sandra.
A programação cultural do Curro Velho conta com a apresentação do Grupo de Percussão e Ritmos Populares; grupo de Percussão “Tambor Cabloco”, do Pro Paz Mangueirão; Espetáculo da Iniciação Artística “A viagem com o Vovô Tom”, que reúne cerca de 120 crianças; Espetáculo “Rapsódias Encantos Amazônicos”, e um casamento na Roça Circense, apresentado pelo Circo Fênix. O grupo Arraial do Pavulagem encerra a programação junina de quinta-feira.
Na sexta-feira (21), o Arraial Junino continua com a mostra dos resultados das oficinas de arte e ofício, e mais espetáculos juninos. A Fundação Curro Velho fica no final da Travessa Djalma Dutra, no bairro do Telégrafo. A festa começa às 18 h, com entrada franca.
Texto:
Andreza Gomes - FCV