Fundação PARÁPAZ
Published on Fundação PARÁPAZ (http://www.parapaz.pa.gov.br)


(Agência Pará de Notícias)

Capacitar os jovens em situação de vulnerabilidade social para o mercado de trabalho é o objetivo dos quatro cursos profissionalizantes oferecidos gratuitamente pela Unidade Integrada Pro Paz à comunidade do bairro da Terra Firme, em Belém. Cerca de 80 jovens e adultos, entre 18 e 29 anos, participam das atividades, que iniciaram no final de novembro. Com duração de dois meses, os cursos oferecidos são de Mecânica de Motos, Operador de Caixa, Auxiliar de Escritório e Informática Básica e Avançada. A meta do governo estadual é oferecer, até 2014, de 50 a 80 cursos do tipo no espaço.

Raimundo Augusto, de 23 anos, é dos participantes do curso de Mecânica de Motos. O jovem, que cursa o 2º ano do Ensino Médio, vê no curso uma oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. “Nos ajuda a ter uma nova perspectiva. Já me interessava por motos e por esse motivo estou gostando bastante de participar”, afirmou o jovem. Como ele, José Moraes, de 28 anos, também acredita colher benefícios com o aprendizado. “Trabalho em outra área, mas estava esperando uma oportunidade como esta, já que não teria como pagar esse curso”, comentou.

Durante as aulas, os alunos são capacitados com noções básicas de mecânica de motos e aprendem, na prática, como desmontar e montar o motor e a verificar os principais itens, como a parte elétrica. “O conteúdo visto pelos alunos é correspondente ao primeiro módulo de um curso de Mecânica oferecido hoje no mercado, mas com um diferencial. Nesses cursos é repassado apenas o conteúdo teórico e aqui não, o aluno vê na prática o que está sendo falado”, comentou o instrutor Fábio Araújo.

Cada curso é ofertado em turno diferente. Pela manhã, é a realizado o curso de Mecânica de Motos, já o de Operador de Caixa é realizado no período da tarde e os de Auxiliar de Escritório e Informática Básica e Avançada acontecem de noite. Cada turma é composta por 20 alunos, que ao final da capacitação recebem certificados de participação.
Oportunidades - A coordenadora pedagógica da UIPP, Alvaísa Queiroz, explica que além de preparar esse público para o mercado de trabalho, os cursos também têm como objetivo afastá-los da condição de risco social. “Além de gerar oportunidades, a promoção de cursos é uma forma de combater a ociosidade, que pode fazer com que, sobretudo os jovens sigam pelo caminho errado. Por isso, em todos os cursos os alunos recebem, primeiramente, conteúdo sobre relações humanas e convívio em sociedade. Só depois dessa primeira semana, cada curso segue com seu conteúdo específico”, destacou.
Para a representante da comunidade na administração da UIPP, Cláudia Silva, os cursos atendem um anseio da população, sobretudo a mais carente. “Existe uma necessidade muito grande da comunidade nesse sentido da capacitação profissional, tanto que as próprias pessoas tem vindo até a UIPP para se informar sobre os cursos e demonstrando vontade de participar. Muitos desses jovens não teriam como pagar R$ 800,00, como é cobrado nos cursos de mecânica ofertados por instituições de ensino técnico, ou de informática, que pode chega a custar R$ 300. Essa é uma demanda que não vai ficar sem ser preenchida”, comentou.
Serviço: Os interessados podem se inscrever no cadastro de reserva que já está sendo feito para as próximas turmas ou para o caso de haver alguma desistência. Maiores informações podem ser obtidas na própria Unidade Integrada Pro Paz da Terra Firme, localizada à Rua Celso Malcher, esquina com Passagem Ligação, s/n.
 
Texto:
Amanda Engelke - Secom

 

Copyright 2017 © PRODEPA - Todos os direitos reservados.


Source URL:http://www.parapaz.pa.gov.br/pt-br/noticia/uipp-oferece-cursos-profissionalizantes-%C3%A0-popula%C3%A7%C3%A3o-da-terra-firme