Neste sábado o Pro Paz Cidadania organizou um mutirão de cidadania no polo localizado no bairro da Sacramenta, em Belém, como parte integrantes da programação pelo Dia Internacional da Mulher. Durante a ação foram disponibilizados diversos serviços, como emissão de documentos, consultas e assistência jurídica para a comunidade. O evento contou com o apoio do Instituto de Artes do Pará (IAP), Polícia Civil, Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Seas), Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Secretaria Estadual de Saúde (Sespa), Prefeitura de Belém e Instituto Embelleze.
A programação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher foi aberta na noite da última sexta-feira, 8, no Polo Pro Paz da Sacramenta, com um show da cantora Glayce Medeiros, que reuniu dezenas de pessoas. Neste sábado, as atividades começaram às 8h, com um saldo de 1.200 atendimentos, entre moradores do bairro da Sacramenta e de localidades próximas.
Entre os serviços ofertados, a emissão de documentos foi um dos mais procurados estiveram emissão de documentos como carteira de identidade, certidão de nascimento e casamento, carteira de trabalho e CPF. A doméstica Selma Leal Santos, moradora do bairro da Sacramenta, aproveitou para retirar a segunda via de sua identidade e elogiou a qualidade do atendimento. “Nosso bairro estava precisando de serviços como este, com um atendimento rápido e organizado”, declarou. As mulheres do bairro da Sacramenta também contaram com os serviços do Instituto Embelleze, que levou uma equipe de cabeleireiras e manicures.
A dona de casa Roseli Oliveira soube apenas no dia do mutirão que o Polo do Pro Paz estava emitindo certidões de nascimento e aproveitou para tirar a sua. “Soube apenas agora que estavam emitindo documento aqui, e pra mim, que sou dona de casa e não tem muito tempo para cuidar disso durante a semana, ações como essa são uma oportunidade excelente”, disse.
A Sespa ofereceu serviços médicos como exame de câncer de mama e colo de útero, saúde bucal, métodos contraceptivos e palestras de combate ao tabagismo, testes de HIV, Hepatite B e C, exames ginecológicos, cardiologia, dermatologia e nutrição. Para a doméstica Judite Paixão dos Santos, 39 anos, as ações de saúde são importantes para que a mulher tenha noção de como andam suas condições de saúde. “Depois de muito tempo estou aproveitando para verificar como está a minha saúde Uma ação dessas, realizada em um final de semana, facilita para que possamos comparecer com mais tranquilidade sem se preocupar com as tarefas dos dias úteis da semana”.
A coordenadora do Pro Paz Cidadania, Claudia Vinagre, destacou a importância de levar serviços como esses à população dos bairros periféricos de Belém. “Queremos que todas as mulheres de baixa renda possam receber esses serviços e por isso estamos planejando levar mutirões de cidadania como este a todos os bairros de Belém até o final do ano”, afirmou. O próximo deles está programado para maio, no Polo Pro Paz da UFPA, e vai atender os moradores dos bairros do Guamá e Terra Firme, com os mesmos serviços ofertados no Polo do Pro Paz da Sacramenta.
mso-fareast-font-family:Calibri;mso-fareast-theme-font:minor-latin;mso-bidi-font-family: "Times New Roman";mso-bidi-theme-font:minor-bidi;mso-ansi-language:PT-BR; mso-fareast-language:EN-US;mso-bidi-language:AR-SA">Texto:
Tiago Furtado – Pro Paz